O dinheiro mais barato, no momento certo, com os melhores parceiros e um deal justo. Nesse contexto, ter acesso a diferentes meios de captação é fundamental para diversificar as fontes de financiamento da sua empresa. A Mont Saint se coloca à disposição para ajudá-lo a tomar decisões seguras sobre o endividamento da sua companhia, equilibrando-a para alcançar uma estrutura de capital ideal com a quantidade adequada de caixa e dívida em seu balanço para garantir acesso ao Mercado de Capitais.
Primeiramente, é necessário entender a destinação desse capital para estimar se o financiamento será de curto ou de longo prazo. Assim, é possível examinar qual a melhor opção de operação para aquela necessidade específica. Apesar de os bancos comerciais serem a opção mais conhecida, há outras alternativas, a depender de cada situação.
Financiamento de curto prazo
Os financiamentos de curto prazo são prioritariamente empregados para a tomada de capital de giro. Um exemplo dessa aplicabilidade seria o ciclo operacional com descasamento de caixa, em que uma empresa paga seus fornecedores antes de receber dos clientes. Isso resulta na necessidade de capital de giro para financiar sua atividade operacional, o que envolve a compra de insumos, a fabricação de produtos e a formação de estoques.
Financiamento de longo prazo
Os financiamentos de longo prazo são obtidos para investimentos fixos, os quais compreendem a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, computadores e imóveis, ou a construção, ampliação e reforma de lojas, galpões, armazéns, fábricas, depósitos ou escritórios.
Além da sua aplicação para projetos de expansão e/ou ampliação, esse tipo de financiamento também é muito usado para a reestruturação financeira de dívidas pré-existente. Essa modalidade deve ser analisado com mais cautela, uma vez que exige um planejamento bem elaborado para garantir o sucesso da operação e a recuperação financeira da empresa de modo a aperfeiçoar a estrutura de capital.
Devido ao maior risco de inadimplência, as instituições financeiras são mais rigorosas na concessão desse tipo de financiamento, sendo necessário algum tipo de garantia, demonstrações e projeções de caixa, além de resultados operacionais confiáveis, por exemplo.
Captação de recursos
Entendido o tipo de financiamento que deve ser adotado a empresa, seguimos para as opções disponíveis. Para as captações de curto prazo, as companhias podem recorrer a financiamentos em bancos de fomento ou operações mais simples como a antecipação direta de seus recebíveis. Já para os investimento de longo prazo é preciso entender alguns pontos como modalidade do financiamento e a visão futura da companhia. Seja por meio da emissão de títulos ou por um novo sócio, ambos possuem a finalidade de captação de recursos no mercado para financiar projetos de expansão ou reforçar o caixa da empresa.
Debt Capital Markets (DCM)
Aqui a empresa irá emitir títulos de dívida para captar recursos com investidores institucionais, onde terá mais chances de captar mais recursos do que no empréstimo, maior prazo de pagamento da dívida, oportunidade de diversificar as fontes de recursos e pulverização do risco.
O DCM é também conhecido como o mercado de renda fixa, porque os títulos rendem juros de forma constante para seus investidores até a amortização total da dívida. No espaço de tempo entre a emissão e a amortização, o preço unitário (P.U.) do título pode variar, aumentando ou diminuindo o chamado “yield”, entretanto o valor nominal do título não muda.
Esse mercado pode ser traduzido por essa captação para movimentos estratégicos da empresa por meio de investimentos como:
- CRI;
- CRA;
- Debêntures;
- Nota Promissória;
Equity Capital Markets (ECM)
O Equity Capital Markets oferece a empresa a alternativa de acesso ao mercado de capitais por meio da emissão de ofertas de ações ou títulos de dívida conversíveis em ações. Esse capital é tomado por meio do aumento do patrimônio líquido da empresa, diluindo os atuais acionistas. Por ser um dinheiro que não precisa ser devolvido, este se torna o meio mais barato de financiamento para uma empresa. São eles:
- IPO;
- Follow-on;
- Private Equity.
Por onde começar? Passo a passo para obter um financiamento
1. Entrega das demonstrações contábeis e relatórios financeiros
Tais como:
- Documentação societária;
- Demonstrações financeiras;
- Plano de negócio, explicitando o motivo da tomada da dívida;
- Garantias disponíveis.
2. Elaboração do estudo de viabilidade
Sempre que for necessário avaliar um projeto, que pode ser a expansão de um negócio ou até mesmo a abertura de uma empresa, recomenda-se elaborar um estudo de viabilidade econômico-financeira. A grande vantagem do estudo de viabilidade é antever o potencial de retorno do investimento, por meio da análise de indicadores como a Taxa Interna de Retorno e o período de Payback. Se as premissas utilizadas no estudo de viabilidade estiverem coerentes e os indicadores acima forem favoráveis, sua empresa terá grandes chances de ter o financiamento aprovado.
3. Avaliação das garantias exigidas
É necessário para qualquer operação a existência de garantias que sejam capazes de cobrir o valor do capital a ser financiado na operação). Para empresas que não têm avalistas ou garantias reais para oferecer, é possível recorrer aos seguintes instrumentos: Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), Fundo de Aval para Geração de Emprego e Renda (FUNPROGER), Fundo Garantidor para Investimentos (FGI) e Fundo Garantidor de Operações (FGO).
4. Avaliação e escolha da operação
Após a análise das demonstrações financeiras e das garantias, examinam-se as operações possíveis para cada empresa, levando em consideração prazo, garantias exigidas e custos de estruturação e manutenção.
Finalmente, a Mont Saint tem o intuito de assessorar em estruturação de operações de financiamento corporativo, captação de recursos destinados a financiar investimentos, obtenção de linhas de financiamento para aquisição de empresas, securitizações e empréstimos sindicalizados, entre outros.
Tainah Benevides
Institucional
Fone.: +55 85 3055-3058
tainahbenevides@montsaintcapital.com