Influência Econômica do Covid-19 em Empresas do Middle Market

Após o surgimento do vírus Covid-19, popularmente conhecido como Coronavírus, mais de 205.000 casos de pessoas confirmadas e foram constatadas em torno de 8.600 mortos em todo o mundo. Com todo o pânico causado pela contaminação rápida do vírus, principalmente depois da declaração pela Organização Mundial de Saúde – OMS, com esse evento sendo considerado como uma pandemia em escala mundial, foi possível observar severas medidas com o intuito de diminuir a contaminação em escala.

Medidas essas como o cancelamento de eventos, aulas em escolas e universidades, por exemplo, com o intuito do maior isolamento possível. Todas elas, desviando a todos de suas atividades pessoais e profissionais, afetando diretamente o crescimento econômico. Mesmo com diversas medidas adotadas pelos governos de tentar controlar essa desaceleração econômica é preciso perceber que a crise advém do ponto de vista social e não financeiro.

 

Dados da Organização Mundial de Saúde- OMS até a presente data de 18/03/2020 às 18h. Brasil confirmado com 291 casos do Covid-19.

 

Como em todo cenário de crise, é necessário as empresas que não estavam preparadas para tal situação,  adotarem rapidamente medidas de planejamento adequado e estrutura de capital adequada, a fim de evitar o risco causado pelo possível aumento nas taxas de inadimplência, seja pela empresa alavancada, mas principalmente pelos seus consumidores. As empresas precisam de uma estratégia para superar o que poderá vir.

Pode ser percebido que as empresas que estão mais bem preparadas irão superar esse momento sem grandes prejuízos, ao contrário das empresas com menor fluxo de caixa, mas principalmente alavancadas, que são as que sofrem primeiramente esses impactos.

Quando falamos de empresas bem preparadas é possível perceber pontos como:

  • Estrutura de capital robusta;
  • Planejamento estratégico firme e conciso;
  • Processos bem aceitos;
  • Pessoas que consigam trabalhar a distância;
  • Processos financeiros bem feitos;
  • Forte gestão.

 

Esses pontos operacionais e financeiros que podem ser observados em empresas que já estavam preparadas para isso pode ser um grande diferencial, como é o exemplo da maioria das companhias de capital aberto. Uma vez que empresas que já passaram pelo processo de IPO possuem balanços auditados, governança corporativa e estrutura de capital, além da maior facilidade para acesso ao capital, caso precise, pela sua métrica de resultados claros e consistentes. No entanto para a maioria essa necessidade não existe, pois é comum possuírem caixa para tempos como esse. Empresas essas que devem passar por isso relativamente incólumes.

País é o principal destino para as exportações da Petrobrás. Com menor atividade econômica pelo surto da doença, Empresa terá que adotar medidas de ação.

No entanto, isso não implica dizer que apenas as grandes empresas possam optar pela tomada de títulos de vida, pelo contrário, empresas do setor de Middle Market principalmente,  não só devem  como precisarão optar por esse tipo de endividamento com o intuito de reperfilar sua dívida de curto para longo prazo, proporcionando mais fôlego ao caixa da empresa ou ainda de proporcionar capital para investimento que faça com que essa empresa aproveite o momento fraco de seus concorrentes para se destacar. Exemplo esse como da empresa Intel.

Com exceção no momento para os maiores problemas localizados nas empresas de petróleo e turismo, diretamente relacionadas aos efeitos dos conflitos do petróleo e da pandemia do Covid-19, respectivamente. Vale ressaltar que não há destruição de capital permanente na maior parte das empresas, algumas levando inclusive vantagem como as do setor de Healthcare.

Portanto, diante de tanta incerteza e da volatilidade causada no momento, ainda é cedo para saber o tamanho do transtorno que será causado na economia brasileira. Em meio a esse cenário, uma operação de M&A bem estruturada é uma solução ideal para empresas mais resilientes e/ou resistentes a mudanças, uma vez que em alguns casos, abrir mão de parte/total do negócio por meio de um M&A é uma escolha consciente e um sinal de sucesso. Tendo em vista um bom processo de longevidade para essa empresa. Por meio de uma operação estruturada de sell side para que outra empresa que esteja no mercado aumente sua estrutura adquirindo ela.

Casos como os citados acima são algumas das diversas soluções que a Mont Saint proporciona em momentos como esse. Vale lembrar que cada empresa é uma, é necessário uma minuciosa análise da nossa equipe de Capital Markets e tomada de decisão firme do CEO da empresa sobre o caminho que ela irá ter sucesso e se destacar em meio a crise, como uma forte oportunidade de se posicionar frente aos seus concorrentes.

Com isso, essas são apenas algumas das soluções que oferecemos:

  • Estrutura de Capital;
  • Reestruturação de Empresas;
  • Reperfilamento de Dívida;
  • Advisory e Joint Runner para IPO;
  • Emissão de títulos de dívida,
  • Estruturação e Processo de M&A;
  • Soluções personalizadas.

 

Tainah Benevides

Institucional

Fone.:  +55 85 3055-3058

tainahbenevides@montsaintcapital.com

 

Postado em ,