Digitalização e Tecnologias Essenciais

Em meio à pandemia vivida atualmente, o isolamento social e agora sua reabertura gradual, trazendo consigo o receio de uma segunda onda de infecção, ocorreu um forte impulso aos investimentos em tecnologia. Esse movimento de digitalização teve o Covid-19 como um forte catalizador, uma vez que à medida que os negócios e a forma de trabalhar estão sendo reinventadas, a procura por produtos e serviços baseados em tecnologia cresce em nível acelerado.

É fato que em meio a toda crise é necessária uma adaptação àquela condição, assim, a atual não foi diferente. Diversas empresas, como as lojas varejistas que antes não possuíam e-commerce foram levadas a ele como saída para produzirem receita nesse período de isolamento. Logo, múltiplos caminhos para o crescimento foram trilhados, incluindo mudanças em produtos e serviços, alteração dos preços, entre outras estratégias de receita. Paralelamente, novas gerações de tecnologias digitais são fundamentais para a competitividade das empresas e diante do atual cenário estão sendo levadas a readequarem suas estratégias empresariais, suas relações com clientes e seus investimentos.

Mas diante desse cenário de rápidos avanços tecnológicos, estariam os líderes empresariais prontos e habilitados a lidarem com essas novas ferramentas? A seguir serão abordadas tecnologias que julgamos essenciais. É claro que seus impactos são diferentes em cada setor, no entanto, acreditamos que essas são as tecnologias que causam um impacto global mais significativo nos diversos segmentos de negócios.

 

  1. Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial (IA) possibilita que máquinas aprendam com experiências, se ajustem a novas entradas de dados e façam tarefas como seres humanos. A maioria dos exemplos de IA sobre os quais você ouve falar hoje – de computadores mestres em xadrez a carros autônomos – depende de deep learning e processamento de linguagem natural. Ademais, IA inclui automação de processos robóticos, machine learning, processamento de linguagem natural e redes neurais. Com essas tecnologias, os computadores podem ser treinados para cumprir tarefas específicas ao processar grandes quantidades de dados e reconhecer padrões nesses dados, aprendem em seu próprio ambiente e depois agem com base nestas informações.

 

  1. Realidade Aumentada (RA)

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais e informações à nossa visão da realidade, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas.

 

  1. Realidade Virtual (RV)

Headsets ou smartphones de Realidade Aumentada colocam o usuário em um ambiente virtual gerado em 3D por um computador. A tecnologia induz efeitos visuais e sonoros, permitindo total imersão no ambiente simulado virtualmente. Dados espaciais, como os que produzem a estrutura de um edifício ou um projeto de produto, se tornam mais reais e compreensíveis.

 

  1. Business Intelligence (BI)

Utilizando software e serviços para transformar dados em insights acionáveis ​​que informam as decisões estratégicas e táticas de negócios de uma organização. As ferramentas de BI acessam e analisam conjuntos de dados e apresentam descobertas analíticas em relatórios, resumos, painéis, gráficos, tabelas e mapas para fornecer aos usuários informações detalhadas sobre o estado do negócio.

 

  1. Blockchain

Permite o registro descentralizado de transações por meio de uma rede peer-to-peer (ponto a ponto). O Blockchain pode ser usado para a transferência de fundos ou para o rastreamento de votação on-line, sem envolver um órgão/autoridade certificador, como um banco.

 

  1. Internet das coisas (IoT)

A Internet das Coisas descreve a rede de objetos físicos —“coisas”— que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns até ferramentas industriais sofisticadas. Com mais de 7 bilhões de dispositivos IoT conectados atualmente, os especialistas esperam que esse número aumente para 10 bilhões até 2020 e 22 bilhões até 2025.

 

  1. Impressão 3D

Objetos tridimensionais criados com base em modelos digitais. A impressão 3D oferece a possibilidade de reproduzir fisicamente protótipos ou materiais, otimizando projetos ou fabricações.

 

  1. Robótica

Robôs com maior capacidade de percepção, controle e inteligência são usados para automatizar, ampliar ou complementar as atividades humanas. Os robôs estão indo além do chão de fábrica e já interagem diretamente com clientes e funcionários.

A tecnologia deve ser considerada como uma vantagem competitiva, que demanda frequentes discussões. As decisões a respeito devem ser tomadas a partir da interação entre a alta administração e o conselho de cada empresa.

 

Tainah Benevides

Institucional

Fone.:  +55 85 3055-3058

tainahbenevides@montsaintcapital.com

Postado em ,