Análise de Big Data e IoT

É fato, que diversas tecnologias estão surgindo e sendo implementadas com o intuito de maximizar o valor de quem decide investir nelas. No entanto, são necessárias abordagens inovadoras para transformar e modernizar plataformas tecnológicas existentes. Assim, saber como implementá-las para aprimorar produtor e serviços, e acelerar o desempenho dos negócios. Com isso, diariamente, volumosas quantidades de dados são produzidos, mas sem qualquer análise são inúteis. Logo, houve a necessidade de desenvolver soluções que tratassem esses dados e oferecem informações úteis capazes de proporcionar vantagem competitiva. Dessa maneira, Big Data e IoT surgiram para suprir essa necessidade.

O desenvolvimento da análise de Big Data e a Internet das Coisas (IoT) está acelerando rapidamente e afetando todas as áreas de tecnologias e negócios, aumentando os benefícios para as organizações e indivíduos. O crescimento dos dados produzidos via IoT tem desempenhado um papel importante no cenário de Big Data.

As oportunidades oferecidas pela capacidade de analisar e utilizar grandes quantidades de dados IoT são imensas, por exemplo, aplicativos em cidades inteligentes, rede de sistemas e medidores inteligentes de energia. Tudo isso pela variedade de dados IoT analisados para revelarem tendências, padrões invisíveis, correlações ocultas e novas informações.

Portanto, IoT e a análise de Big Data visão auxiliar associações empresariais e outras organizações para alcançar uma melhor compreensão de dados e, assim, tomar decisões eficientes e bem informadas.

 

Análise de Big Data e IoT

A Internet das Coisas (IoT) descreve a rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns até ferramentas industriais sofisticadas.

O IoT se baseia em um meio para comunicação de sensores e dispositivos em um ambiente inteligente capaz de compartilhar informações entre plataformas de maneira conveniente. Essa tecnologia já é presente em cidades inteligentes com interesse no desenvolvimento de sistemas inteligentes, como smart office, agricultura, água, transporte, saúde e energia.

Todo equipamento eletrônico circundante para facilitar as operações da vida diária, como relógios de pulso, máquinas de venda automática, alarmes de emergência e portas de garagem, bem como eletrodomésticos, como geladeiras, fornos de micro ondas, ar condicionados e aquecedores de água, que são conectados a uma rede IoT, podem ser controlados remotamente.

Esses dispositivos de diferentes áreas são capazes de coletar dados geográficos, ambientais e logísticos. Uma vez que são interconectados por uma variedade de soluções de comunicação, como Bluetooth, WiFi, ZigBee e GSM. Esses dispositivos de comunicação transmitem dados e recebem comandos de dispositivos controlados remotamente, que permitem integração direta com o mundo físico.

Ademais, o volume de dados gerados por sensores, dispositivos, redes sociais mídia, aplicativos de saúde, sensores de temperatura e vários outros aplicativos de software e dispositivos digitais que geram continuamente grandes quantidades de dados não estruturados ou semiestruturados estão aumentando fortemente. Esta geração massiva de dados resulta no que é chamado de Big Data.

Segundo a McKinsey Global Institute, Big Data é um sistema de banco de dados capaz de capturar, armazenar, processar e analisar tais dados. Após analisados, essas ferramentas visualizam as descobertas em tabelas e gráficos. Dessa forma, a capacidade de análise de uma grande quantidade de dados pode ajudar uma organização a lidar com informações consideráveis ​​que podem afetar o negócio, assim, levando a uma tomada de decisão mais eficiente e bem informada.

 

Aplicações do uso conjunto dessas tecnologias

I) Medição (Smart Meter)

Essa aplicação pode ser usada em níveis de tanques e silos para o cálculo de estoque. A Smart Meter é um dispositivo que registra eletronicamente a relação entre o medidor e o sistema de controle. Além disso, também pode ser usado para prever demandas, com o intuito de evitar escassez e satisfazer objetivos estratégicos por meio de planos de preços específicos.

II) Transporte

Esse conceito é um caso de uso baseado em IoT que visa apoiar o conceito de cidade inteligente. Esta tecnologia pode melhorar os sistemas de tráfego existentes nos quais os veículos podem se comunicar efetivamente uns com os outros de forma sistemática sem intervenção humana. Sistemas de navegação por satélite e sensores também podem ser aplicados em caminhões, navios e aviões em tempo real.

O roteamento de informações desses veículos pode auxiliar em questões como engarrafamentos, condições de estrada, endereços de entrega e condições meteorológicas. Sensores incorporados a esses veículos também podem fornecer informações em tempo real para medir a saúde do motor, determinar se o equipamento requer manutenção e prever erros.

III) Healthcare 

Aplicando a análise de dados aos mesmos coletados em eletrocardiogramas, monitores de temperatura ou nível glicêmico, dentre os diversos já existentes, podem ajudar médicos a avaliarem de maneira mais eficiente e completa as condições físicas dos seus pacientes, contribuindo para o diagnóstico de doenças graves em seus estágios iniciais, fator muitas vezes decisivo para salvar a vida do indivíduo. Além disso, o perfil do paciente pode ser revisto olhando no seu histórico de tratamento, o que pode melhorar satisfação, aquisição e retenção do cliente.

IV) Fornecimento (Smart Supply Chains)

Nessa modalidade, os dados capturados são usados ​​por técnicos internos e externos para executar diagnósticos e opções de reparo para tomar decisões adequadas, que resultam em aumento do tempo de vida da máquina. Uma vez capaz de otimizar o desempenho pelo acompanhamento de condições de temperatura e uso da máquina, logo, ajustando da melhor maneira as configurações do equipamento ou do processo de trabalho.

Outro ponto que merece destaque é o da visibilidade e transito do produto, pois as informações coletadas pelo equipamento proporcionarão uma visibilidade detalhada de um item enviado de um fabricante para um varejista, com o suporte de tecnologias tipo RFID e GPS baseado em um sistema de nuvem, que fornecem localização, identidade e outras informações de rastreamento relevantes. Dessa forma, será possível prever o horário de chegada do produto e detalhes da qualidade desse transporte, como por exemplo o da temperatura, fator mais recorrente em gerar falhas da qualidade do produto durante o transporte, principalmente em relação aos perecíveis.

V) Agricultura

Nesse caso, são instalados sensores no campo para obter dados sobre o nível de umidade do solo, diâmetro do tronco das plantas, condição de microclima e umidade do ar, bem como a previsão do tempo. Esses sensores transmitem os dados obtidos usando uma rede de comunicação entre dispositivos, em seguida, passam por um IoT gateway e pela internet para alcançarem a camada analítica, onde os dados são processados e prontos para emitirem comandos.

Controle de clima automático de acordo com os requisitos de colheita, oportuna e controlada irrigação, e controle de umidade para prevenção de fungos são exemplos de ações realizadas com base em recomendações de análises de Big Data.

VI) Energia (Smart Grid)

A Smart Grid é uma nova maneira de geração de energia elétrica, na qual gestão e distribuição entre fornecedores e consumidores são atualizadas com o uso de tecnologia de comunicação bidirecional com a intenção de melhora da confiabilidade, segurança e eficiência, tudo em tempo real e monitorado. No entanto, o sistema deve cumprir todos os requisitos regulatórios de acordo com cada região.

Como foi possível perceber com os exemplos citados, a maioria dos casos de uso estão relacionados a tecnologias de comunicação M2M, diminuindo a interação humana no processo. Assim, usando previsões, métricas e métodos de tomada de decisão para melhorar o controle, monitoramento e desempenho em tempo real.

 

Tainah Benevides

Institucional

Fone.:  +55 85 3055-3058

tainahbenevides@montsaintcapital.com

 

Postado em ,